Por que é tão difícil manter a equipe motivada? E o que os líderes podem fazer sobre isso?
- Clayton Videira

- 26 de jun.
- 1 min de leitura
Sabe aquele time que até entrega, mas parece estar no piloto automático? O sorriso some, a criatividade diminui, e a vontade de fazer acontecer dá lugar à contagem regressiva para o fim do expediente. Se você lidera uma equipe, provavelmente já passou por isso. Manter as pessoas motivadas virou um dos maiores desafios da liderança atual.
Não é achismo. Segundo a Gallup, 70% do engajamento de um colaborador depende diretamente do seu líder. Um estudo da Deloitte aponta que 8 em cada 10 profissionais pensam em sair do trabalho por falta de reconhecimento e propósito. Em resumo: motivação não é um bônus, é parte essencial da gestão.
Hoje, ser líder vai muito além de delegar tarefas e cobrar resultados. Quem lidera precisa:
Saber escutar e entender o que realmente move cada pessoa do time;
Reconhecer conquistas e dar feedbacks que façam crescer;
Trazer clareza: por que estamos fazendo isso? Pra onde vamos?
Criar um ambiente onde errar não gera medo, mas aprendizado.
Liderar bem também é estar atento aos sinais de que algo não vai bem. Desmotivação não grita, ela se mostra nos pequenos silêncios, nos atrasos, na falta de brilho nos olhos. E não adianta discursos prontos: motivação se constrói com presença, respeito e espaço pra cada um ser quem é.
A sua equipe está realmente engajada ou só “cumprindo tabela”?Na CVI, ajudamos empresas a entender os verdadeiros motores (e travas) do comportamento de seus colaboradores. Com nossos relatórios PIAR e RAP, os líderes ganham clareza para agir com mais inteligência, empatia e foco.
Quer fortalecer sua liderança com dados e mais conexão humana? Fale com a gente.










Comentários